"A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento"(Juan Ignacio)
Síntese: Nossa sociedade vive em constante mudança e hoje em dia essa mudança ocorre de maneira mais rápida e intensa devido a novas tecnologias da informação. Com essas mudanças não há como a aprendizagem ficar parada, portanto vivemos novas formas de aprender.
Seguindo as informações dadas pelo autor Juan Ignacio, a escola deixou de ser a primeira fonte de conhecimento, portanto nosso dever como educadores é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, para assim proporcionar a capacidade de aprendizagem e assimilação critica da informação e formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática.
A nova cultura da aprendizagem requer que preparemos nossos alunos a partir das diferentes áreas do currículo, de acordo com Juan Ignacio, cinco tipos de capacidades para a gestão cognitiva do conhecimento. Vejamos:1. Competências para a aquisição de informaçao.
2. Competências para a interpretação da informação.
3.Competências para a análise da informação.
4. Competências para a compreensão da informação.
5.Competências para a comunicação da informação.
Todas essas mudanças para os alunos só ocorrem se primeiramente mudarmos as formas de ensinar, para essa transformação acontecer todos devemos evoluir, alunos e professores, devemos apoiarmos em novas formas de aprender, ensinar e de relacionar-se com o conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário